A Fibromialgia é uma doença reumatológica que não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. Os enfermos possuem maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Assim, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo seja mais intenso. É sobre Fibromialgia que vamos falar no blog de hoje, continue a leitura!
O que é Fibromialgia?
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, podendo provocar dores fortes por todo o corpo durante muito tempo ou sensibilidade nas articulações, nos músculos e nos tendões. Isso acontece devido uma alteração da interpretação dos estímulos recebidos pelo cérebro e também pelos receptores cutâneos.
Uma das características da fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e a compressão da musculatura. É importante ressaltar que o diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, não existe um exame específico para detectar a doença. O paciente que apresenta uma dor por mais de três meses e tem pontos dolorosos em dois lados do corpo (abaixo e acima da cintura) pode ser diagnosticado com a doença.
Causas da Fibromialgia
As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Como:
– Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome;
– Trauma físico ou emocional,
– Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.
Sintomas
O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações.
Confira outros sintomas comuns:
– Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas;
– O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia, insônia e síndrome das pernas inquietas;
– Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental;
– Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada;
– Problemas de memória e de concentração;
– Dormência e formigamento nas mãos e nos pés;
– Palpitações;
– Redução na capacidade de se exercitar.
Tratamento
A Cannabis medicinal, vem se mostrando uma alternativa segura e eficaz para pacientes que convivem com as incômodas dores generalizadas no corpo.
O Bisaliv promove bem-estar, pois os canabinoides atuam de maneira geral no organismo, não apenas reduzindo a dor, regulam nosso apetite e sono. Então, para um paciente acostumado a conviver todos os dias com dor, depressão e insônia, não sentir mais dor, dormir melhor e voltar a ter prazer em viver, é uma grande evolução.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!