A importância de desenvolver a inteligência emocional da criança

Você sabia que é importante desenvolver a inteligência emocional da criança? A educação tanto social quanto emocional faz parte de sua formação como cidadão. É de suma importância que os pequenos aprendam a lidar com as emoções e se relacionarem de maneira saudável com os outros.


Da mesma forma que  o raciocínio precisa ser estimulado, e o conhecimento precisa ser constantemente adquirido, a inteligência emocional não nasce pronta e precisa de estímulos para amadurecer.


A inteligência emocional envolve conhecer a si mesmo, saber reduzir seus próprios níveis de estresse e ansiedade. Além de conseguir conversar com a outra pessoa de forma empática, mesmo quando precisar fazer uma crítica.


7 modos simples de estimular a inteligência emocional no seu filho


1- Veja seu filho com o ele é

 É normal que idealizamos nosso filho quando ele ainda não nasceu. Colocamos na nossa imaginação o jeito, as expectativas e os sonhos a respeito daquela criança. Entretanto, quando ela nasce, precisamos deixar o ideal de lado e olhar para nosso filho para entender quem ele é e do que ele gosta. Só assim passaremos a conviver com nosso filho real e não com um filho imaginário. Pare de vez em quando e observe seu filho: quais brincadeiras ele gosta mais? Como ele reage em cada obstáculo que chega nas brincadeiras?


2 – Evite comparações com outras criança

: Este é um hábito que costuma ser mais fácil falar do que incluir no nosso dia a dia. Numa sociedade formada pela competição, somos bombardeados constantemente com comparações. E, até de forma impensada, transmitimos isso aos filhos. Procure, então, conscientemente, evitar comparar uma criança com outra. Seja com o irmão, primo ou amigo próximo, seja com personagens de novelas, seja com o vizinho.


3 – Busque oportunidades para discutir sobre os sentimentos de outras pessoas

 Quando a criança entende que o outro tem sentimentos e emoções iguais aos dela, se torna mais simples para ela compreender que ser empático e simpático é bom. Então, quando vocês estiverem vendo um filme juntos ou até na rua, olhando as pessoas, imaginem as emoções. Os sentimentos que cada pessoa possa estar sentindo naquele momento. E pergunte a seu filho se ele sentiu algo parecido antes.


4 – Evite ignorar ou dar pouca importância às expressões de sentimentos do seu filho

 Como para nós, adultos, é difícil para a criança expressar seus sentimentos e pensamentos. Se no momento em que ela faz isso, mesmo pequena, é ridicularizada, muito provavelmente vai parar de se expressar. Por isso, não tire sarro ou critique alguém que está na sua frente expressando corajosamente seus sentimentos.


5 – Permita que ele brinque e conviva com várias crianças

 A inteligência emocional da criança está relacionada também à capacidade de sociabilização. Quanto mais diversas as pessoas com quem seu filho convive, mais ele terá oportunidade de desenvolver sua inteligência emocional.


6 – Use a sua inteligência emocional e só interfira se realmente necessário


Tentação das tentações! Como a gente gosta de opinar, palpitar e interferir em tudo que nosso filho faz. Seja montar o quebra cabeça, negociar um brinquedo na Feira de Brinquedos, escolher a melhor profissão. Bem, se permitirmos que os filhos resolvam sozinhos suas questões, eles terão um incrível laboratório para aprender a entender e controlar sua ansiedade, angústia, expectativas. Tudo isso treina a inteligência emocional. E se não der certo? Bom, além de estarmos no campo da brincadeira, seu filho terá você próximo para ajudar.


7 – Você já foi criança. Ele nunca foi adulto!

 A Inteligência emocional é um processo que também depende do amadurecimento do cérebro. Procure lembrar-se de quando era criança e ver o mundo com os olhos do seu filho.
Uma outra forma de ensinarmos nossos filhos a trabalhar a inteligência emocional é através de brincadeiras.


Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e leia diversos conteúdos informativos sobre Cannabis medicinal e saúde em geral.