Cânhamo x Maconha

 Os termos cânhamo e maconha muitas vezes são usados erroneamente como sinônimos, apesar das inúmeras diferenças entre essas duas plantas. Antes de entender as diferenças entre os dois termos, você deve  saber que o cânhamo e a maconha são plantas da mesma espécie, a Cannabis sativa. 

Entretanto, elas são utilizadas para finalidades diferentes e possuem características genéticas distintas. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Cânhamo 

Popularmente conhecido como hemp, o cânhamo é cultivado por suas sementes, fibras e caule e se desenvolve ao ar livre. 

A planta cresce vigorosamente, chegando a uma altura de 2 a 4 metros. Para uma planta da Cannabis ser considerada cânhamo, ela deve conter no máximo 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC).

Todas as partes dessa planta podem ser aproveitadas para a produção de diversos itens, mas a fibra retirada do caule do cânhamo se destaca por ser muito resistente e durável.

 

Maconha

Por sua vez, a maconha apresenta maiores concentrações de THC. Normalmente, usa-se as flores e parte da planta. Para fins medicinais, a maconha segue um rigoroso processo desde o seu cultivo, que é feito em ambiente fechado, para que condições como luz, temperatura e umidade sejam controladas de perto. 

Diferente do cânhamo que se desenvolve como uma planta esguia e com poucas ramificações laterais, a maconha tem baixa estatura e muitas flores. 

A diferença na nomenclatura surgiu devido a necessidade regulatória para separar plantas com baixo teor de THC das plantas com alto teor. 

É importante ressaltar que a definição de cânhamo e maconha varia de país para país. Por exemplo, o cânhamo que é legalizado na Suíça não seria legal como o cânhamo no Reino Unido.

 

Família da Cannabis

Tanto o cânhamo quanto a maconha são membros da família Cannabacea. Dentro dessa família, existem três espécies que se destacam, e é sobre elas que vamos falar agora.

 

1– Cannabis sativa

É a espécie mais comum, possui centenas de linhagens diferentes, umas com alto teor de THC e outras com baixo. Acredita-se que ela tenha se originado no sudeste da Ásia, onde a umidade é maior e a estação de crescimento, mais longa.

 

2– Cannabis indica

Essa espécie origina-se de climas mais ao norte, portanto, possui baixa tolerância ao clima frio. Ela é muito popular entre produtores que buscam espécies com efeitos psicoativos, graças ao menor tamanho da planta e maior tamanho da flor.

 

3– Cannabis ruderalis

É a espécie menos conhecida da Cannabis. Caracteriza-se por um crescimento acelerado e por isso, já chegou a ser considerada uma erva daninha. Foi classificada em 192 por Dmitrij Erastovich, um geobotânico russo que observou as diferenças visíveis em sua aparência.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que precisa aprender as diferenças entre o cânhamo e a maconha.

 

Você já conhece a Thronus Education

É uma plataforma seleta para prescritores de Cannabis Medicinal que compartilha educação médica, networking e eventos exclusivos com foco na educação canabinoide, multiplicando o conhecimento, tecnologia, experiências e possibilidades de melhores resultados. 

 

Se você deseja ter acesso aos nossos conteúdos informativos sobre Cannabis, não deixe de acompanhar nosso blog. Por aqui, abordamos diversos assuntos sobre as propriedades medicinais dos canabinoides , suas indicações e aplicações na saúde.

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas. Será um prazer conversar com você e apresentar nossa empresa!