Este mês, tivemos uma data muito importante na área da saúde da mulher: Dia Internacional da Luta contra a Endometriose.
A Endometriose é um dos principais transtornos ginecológicos que afetam mulheres em fase reprodutiva. Os sintomas se caracterizam por dores crônicas difusas e mal localizadas, tratadas com terapia medicamentosa hormonal e até mesmo intervenção cirúrgica.
Já existem evidências científicas sobre o uso da Cannabis medicinal no tratamento da Endometriose e é sobre isso que vamos falar no blog de hoje, continue a leitura.
O que é Endometriose?
Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das tubas uterinas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.
Sintomas
Os sintomas da Endometriose podem variar entre:
- Cólica menstrual
- Dispareunia (dor durante as relações sexuais)
- Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação
- Infertilidade
Diagnóstico
O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos exames de visualização das lesões por laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e, para ter certeza do diagnóstico, uma biópsia.
Tratamento
A Endometriose regride com a menopausa, em razão da queda na produção de hormônios femininos. Mulheres jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação, por exemplo. Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.
Cannabis medicinal e Endometriose
As propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e ansiolíticas dos canabinoides CBD e THC da Cannabis medicinal, justificam seu uso no manejo de diferentes transtornos ginecológicos, como dores menstruais, desconfortos do climatério e as complicações da endometriose.
Sendo assim, a planta apresenta-se como uma alternativa viável de tratamento para Endometriose, proporcionando mais qualidade de vida. Vale ressaltar que o acompanhamento com um médico especialista é imprescindível na hora de definir o tratamento, que será conforme o seu quadro clínico.
Se você tem interesse em saber mais sobre a Linha Bisaliv , entre em contato conosco , ficaremos felizes em lhe apresentar nossas soluções!