Dia mundial de combate ao câncer de próstata Como a Cannabis pode auxiliar no tratamento contra o câncer de próstata?

 Novembro Azul: mês de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de próstata. No blog de hoje, vamos falar sobre como o Cannabis Medicinal pode auxiliar no tratamento dessa doença. Continue a leitura e entenda! 

 

É fato que pessoas do sexo masculino não costumam frequentar o médico periodicamente, tampouco realizar exames de prevenção. Apesar dos dados alarmantes que apresentam a quantidade de homens com a doença, se for detectada precocemente, ela possui altas chances de cura, por isso, fazer os exames preventivos é crucial para reverter esses resultados.

 

O que é o câncer de próstata? 

De modo geral, o câncer caracteriza-se pelo atraso na morte das células do organismo. Com o passar do tempo e sem o devido tratamento, essas células se espalham pelo corpo. Quando ocorre essa multiplicação – chamada de neoplasia – as células defeituosas, entram em conflito com as saudáveis, causando diversos problemas, considerando que o câncer seja maligno.

A próstata é um órgão com formato de maçã e do tamanho de uma noz, ela produz uma parcela do esperma masculino, sendo uma glândula responsável à função erétil do órgão genital masculino. Fica na parte inferior do abdômen e em seu interior passa a uretra, tubo que transporta urina e sêmem. Ela fica à frente do final do intestino grosso, também conhecido como reto. 

 

Mas o que caracteriza a doença?

O câncer de próstata caracteriza-se por um aumento do tamanho da próstata, com isso, a bexiga fica comprimida e o indivíduo queixa-se de da sensação de não conseguir esvaziar a bexiga.

Há casos em que alguns homens, durante a vida, não saberão que possuem alguma anomalia na próstata, já outros sofrem bem mais, visto que, o tumor maligno pode crescer e se espalhar por outros órgãos do corpo.

 

Sintomas do câncer de próstata

Por ser uma doença que no início se desenvolve de forma silenciosa, o homem não sente nenhum sintoma específico. Porém, alguns indícios de anomalia na glândula inclui:

  • Dificuldade de urinar;
  • Jato de urina fraco;
  • Dificuldade de ereção e mantê-la;
  • Sangue no semên;
  • Mesmo após urinar, sensação de bexiga cheia;
  • Dor na região do ânus e testículos, entre outros.

 

Vale ressaltar que, nem sempre esses sintomas caracterizam de fato o câncer de próstata! Pode ser que o indivíduo esteja acometido pela hipertrofia benigna, que possui tratamentos diferentes e oferece menos riscos.

 

Exame de sangue PSA

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame que detecta no sangue a presença de uma enzima existente na próstata, e conforme a concentração coletada, o médico pode solicitar outros exames para diagnosticar a presença de um tumor. Este exame é indicado para homens a partir dos 45 anos. A medição ocorre da seguinte forma:

Indivíduos com menos de 65 anos possuem concentrações inferiores a 2,5 ng/ml, e homens com mais de 65 anos devem ter a concentração inferior a 4 ng/ml. 

 

Exame de toque retal

O exame de toque retal ainda possui muita resistência por parte dos homens, por ser considerado um procedimento invasivo. Além de diagnosticar o câncer, ele identifica nódulos e hemorroidas na região do reto e do ânus. O exame dura cerca de 10 segundos e é indolor! 

É recomendado que os homens a partir de 45 anos realizem o toque para identificar possíveis alterações na glândula, como o crescimento, densidade e formato.

 

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata considera o estágio da doença, bem como as características do paciente. O médico pode optar por uma cirurgia de remoção da glândula, radioterapia ou tratamento hormonal.

A Cannabis medicinal vem se apresentando como uma importante aliada no tratamento dessa doença para minimizar os sintomas e até mesmo na prevenção. Além disso, é comum que os pacientes fiquem debilitados com a doença, podendo desenvolver ansiedade e depressão. Logo, o canabidiol reduz esse quadro de ansiedade, diminui a dor e melhora a falta de apetite do portador do câncer de próstata.

 

Como adquirir os produtos à base de Cannabis?

Se você deseja iniciar o seu tratamento com Cannabis medicinal, primeiramente deve solicitar uma prescrição ao seu médico. Feito isso, é necessário realizar um cadastro da Anvisa e adquiri-los. 

Mas não se preocupe, se você tem dúvidas e precisa de ajuda, nossa equipe está pronta para lhe atender! Entre em contato conosco  e conheça todos os produtos da Linha Bisaliv .