Menopausa: Entenda como o canabidiol pode melhorar a memória das mulheres nesse período

Durante a menopausa, processo natural que marca o fim da vida reprodutiva das mulheres, há uma diminuição na produção de hormônios, dentre eles, o estrogênio. Essa diminuição contribui para a perda da memória, além de aumentar o risco de desenvolvimento de danos neurais nas mulheres.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul revelou que o canabidiol contém substâncias e propriedades neuroprotetoras, que podem auxiliar as mulheres a passarem por essa fase com mais tranquilidade. 

Nadja Schoder, professora coordenadora do Departamento de Fisiologia da Universidade, disse que os pesquisadores se interessaram em descobrir se a substância conseguia melhorar os déficits  neurais associados à menopausa.

O estudo foi desenvolvido a partir da retirada dos ovários de animais para reproduzir a queda na produção de hormônios, o que ocorre com as mulheres na menopausa. A partir disso, foi possível avaliar a capacidade de neuroproteção do canabidiol.

Mesmo ainda estando em fase pré-clínica, o estudo apresenta resultados satisfatórios e possíveis de analisar. O uso do canabidiol pode ser uma alternativa para mulheres que não podem fazer tratamento com reposição hormonal, devido aos riscos que esses medicamentos oferecem para a saúde.

Você tem dúvidas quanto ao uso dos nossos medicamentos como tratamento alternativo? Entre em contato conosco, temos uma equipe totalmente preparada para lhe atender! 

 

Fonte: G1 Globo