Search

Explorando os canabinoides: Saiba o que o CBD, THC e CBG podem fazer pela sua saúde

Hoje, no Dia Nacional da Cannabis Medicinal, vamos mergulhar no fascinante mundo dos canabinoides. Você sabia que esses compostos naturais podem oferecer uma variedade de benefícios para a saúde? Do alívio da dor à redução da ansiedade, cada canabinoide tem seu papel e potencial.

Ao entender como o CBD, THC e CBG atuam em nosso corpo, podemos abrir portas para novas possibilidades de tratamento e bem-estar.

Curioso para saber mais sobre como esses canabinoides podem impactar sua vida? 

Conhecendo o CBD  e suas propriedades

O canabidiol (CBD) atua principalmente no sistema nervoso central e apresenta potencial terapêutico bastante significativo.

Os efeitos que ele tem sobre o receptor CB1  são capazes de evitar a atividade neuronal excessiva, ajudando a relaxar, além de regular a percepção de dor, coordenação e capacidade cognitiva. Já ao atuar sobre o receptor CB2, o CBD libera citocinas pelas células do sistema imunológico, o que diminui a dor e a inflamação.

Propriedades medicinais do CBD:

  •  Anticonvulsivantes: previne crises convulsivas;
  •  Anti-inflamatórias: combate diversas infecções;
  • Ansiolíticas: trata transtornos de ansiedade;
  •  Antitumorais: trata dor, náuseas e sintomas comuns de pacientes com câncer;
  •  Antipsicóticas: tem efeito sedativo e previne psicoses;
  •  Neuroprotetoras: protege células cerebrais.

O que é THC e o que ele pode fazer por você?

O THC é resultado da transformação do composto THCA, o ácido tetrahidrocanabinol, que deve ser exposto ao calor intenso para ser convertido em THC.

Assim como o CBD, o THC age nos receptores canabinoides e fazem a interação com o organismo através do sistema endocanabinoide.

O THC  tem propriedades medicinais importantíssimas, por isso é muito utilizado em diversos tratamentos. Entretanto, em razão da desinformação ou do preconceito, muitas pessoas acreditam que o THC é um vilão. 

O medo dessa propriedade medicinal muitas vezes ocorre devido ao seu efeito psicoativo e algumas propriedades que podem ser intoxicantes. Mas vale ressaltar que o efeito alucinógeno e os demais efeitos colaterais do THC acontecem quando essa substância é utilizada em altas doses, no uso adulto ou recreativo. 

Na medicina canabinoide as doses utilizadas são baixas e muitas vezes associadas ao canabidiol (CBD), que balanceia os efeitos colaterais do THC. Ou seja, os efeitos colaterais tornam-se mínimos quando há uma dosagem correta do produto orientada pelo médico ou especialista prescritor, dessa forma, não há motivos para enxergar esse grande aliado da medicina canabinoide como um vilão. 

Suas principais propriedades medicinais são:

 CBG: o que é e como atua no organismo humano

O CBG é gerado durante a descarboxilação não enzimática do ácido canabigerólico, um composto chave no processo de biossíntese de fitocanabinoides e, consequentemente, o precursor de vários fitocanabinoides. 

Ao interagir com receptores acoplados à proteína G, o CBG exibe uma ampla gama de atividades biológicas, entre outras, atividades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, regulação do equilíbrio redox e efeitos neuromoduladores. 

Devido ao amplo espectro de atividades biológicas, o CBG é um composto utilizado no tratamento de doenças que requerem farmacoterapia multidirecional.

Propriedades medicinais:

  • Efeito analgésico e anti-inflamatório;
  • Propriedades anticonvulsivantes;
  • Ansiolítico;
  • Antibacteriano;
  • Relaxante muscular.

Linha Bisaliv

Que a inovação está presente em nosso DNA você já sabe, e é por isso que estamos constantemente atualizando os estudos e desenvolvendo novas tecnologias para inovar no mercado de Cannabis medicinal.

Se você deseja conhecer os nossos produtos e saber como as nossas soluções inovadoras podem transformar a sua saúde, entre em contato. Nossa equipe está pronta para lhe atender!