A cannabis é promissora no tratamento dos sintomas da Artrite Psoriásica

Finalidade da imagem é mostrar as principais junções do corpo humano que mais são atacadas pela artrite: os dedos das mãos.

Você já ouviu falar em artrite psoriásica?

A artrite psoriásica é a junção de duas enfermidades, a artrite e a psoríase, que ataca o sistema imunológico, de forma assimétrica, ou seja, um lado do corpo mais intensamente do que o outro, como se ele fosse uma ameaça. 

Não se sabe exatamente o que causa esse desequilíbrio, mas existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a artrite psoriásica.

Para entender sobre essa condição autoimune, é necessário compreender as diferenças entre a artrite e a psoríase.

 

Psoríase: o que é, sintomas, causas e diagnóstico

A psoríase é uma doença crônica, não contagiosa, que se manifesta na pele na qual as células cutâneas se acumulam, formam escamas e manchas róseas ou avermelhadas secas que causam coceira.  

Embora a psoríase não tenha cura, acredita-se que há uma predisposição genética. 

O diagnóstico é realizado por meio da apresentação clínica dos sinais e sintomas do paciente, pois a manifestação varia com base no tipo de pele da pessoa. 

 

Artrite: o que é, sintomas e causas

Já a artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações que provocam alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Os principais sintomas são dor, inchaço, calor e vermelhidão. Geralmente, as articulações mais atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Os três tipos de artrite são: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e artrite psoriásica.

 

Artrite Psoriásica: principais sintomas e sinais

Por se tratar da “junção” de duas enfermidades, a artrite psoriásica pode ser observada a partir de três principais sintomas:

  • Dedos das mãos e dos pés inchados: devido às articulações e os tecidos ao redor, principalmente próximo das extremidades dos dedos das mãos e dos pés.

 

  • Entesite: inflamação dos tendões, principalmente nos locais em que se ligam aos ossos. 

 

  • Espondilite: dor na região lombar que causa, principalmente, a inflamação das articulações entre as vértebras da coluna vertebral.

 

  • Alterações nas unhas: lesões comuns, como depressões na superfície, hemorragias debaixo da unha, espessamento da unha e até mesmo destruição completa da unha.

 

Cannabis medicinal e Artrite Psoriásica: a eficácia no tratamento 

A artrite psoríase é comumente agravada com a presença de algumas comorbidades, tais quais a depressão, obesidade, diabetes e doenças intestinais inflamatórias. 

 

Por mais que não tenha cura para combater a artrite psoriásica, o tratamento é realizado a fim de amenizar os sinais e sintomas, evitar a evolução da doença e trazer mais qualidade de vida ao paciente.

 

As propriedades do CBD  e do THC, dois canabinoides mais abundantes na cannabis medicinal, são amplamente utilizados na prática clínica para prevenir ou aliviar dores, combater a ansiedade, depressão e inflamações – malefícios que os pacientes com artrite psoriásica relatam com mais frequência.

 

Recentemente recebemos um depoimento do caso clínico de paciente Reinaldo de Almeida que utilizou Bisaliv para tratar artrite psoriásica:

“Há praticamente 40 anos atrás eu fui diagnosticado com uma doença autoimune chamada psoríase. Ela só dava na pele e em questão de uns quatro a cinco anos ela evoluiu para uma artrite psoriásica, que dá nas articulações e causa dores horríveis. Eu estava praticamente sem levantar da cama, não tinha muito equilíbrio, estava andando de bengala, sofrendo muito, até conhecer os produtos Bisaliv”, disse Reinaldo.

 

Clique aqui para assistir o vídeo do depoimento completo.

 

Se ficou curioso para saber mais sobre o uso da cannabis medicinal e seus potenciais benefícios terapêuticos no tratamento desta e outras doenças, entre em contato conosco e tenha atendimento e suporte especializado!