Anorexia: entenda como a Cannabis pode auxiliar no tratamento do transtorno

A anorexia é um distúrbio alimentar, resultado de uma preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas graves de saúde. Ela se manifesta principalmente em mulheres jovens, mas os homens também podem desenvolvê-la. 

 

Estudos recentes mostram que a anorexia está ligada a um desequilíbrio no sistema endocanabinoide,  portanto, acredita-se que a Cannabis medicinal pode ser uma alternativa promissora para enfrentar este transtorno alimentar. 

 

É sobre isso que vamos falar no blog de hoje, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto! 

 

Nosso cérebro evoluiu para produzir sensações de euforia quando comemos porque as refeições aumentam a nossa probabilidade de sobrevivência. Quando existe um transtorno alimentar para mais (compulsão) ou para menos (anorexia), significa que o sistema endocanabinoide está desregulado. No entanto, o hábito de comer pode representar ansiedade e medo para as pessoas que possuem anorexia.

 

Cannabis e anorexia

Não é novidade que o uso da Cannabis aumenta o apetite. O THC e seu estímulo do receptor CB1 são os responsáveis por produzirem a sensação de fome. Diversos estudos já comprovaram a eficácia dos canabinoides, em especial o THC,  para estimular o apetite em pacientes com câncer e HIV, que são submetidos a tratamentos pesados que causam a perda do apetite.

Em contrapartida, existem canabinoides como o CBD, que regulam o apetite compulsório. Com essa dualidade dos canabinoides, percebe-se que a planta torna-se eficaz no tratamento de uma gama de transtornos, tanto a anorexia, quanto a compulsão alimentar.

 

Tratamento

A Cannabis pode ser usada como tratamento inicial para transtornos alimentares, pois ela atua como um grande modulador do sistema endocanabinoide, que equilibra o nosso organismo, deixando os níveis de serotonina e dopamina regulados. 

Vale ressaltar que cada caso clínico é único e cada transtorno vai pedir uma dosagem ideal para tratamento, a fim de proporcionar um resultado terapêutico positivo.

 

Quero iniciar meu tratamento com Bisaliv

Se você deseja iniciar o seu tratamento com Cannabis, clique aqui  e saiba como falar com o seu médico prescritor. Nós te conectamos a um médico prescritor e cuidamos de tudo, até a entrega do seu Bisaliv.