Cannabis e a doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. A área mais comum afetada do trato digestivo é o final do intestino delgado (o íleo) e o início do cólon. No entanto, a doença pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, sendo normal acabar se espalhando por todas as camadas do tecido. 

 

Sintomas


Seus primeiros sintomas podem levar meses ou anos para aparecer, isso porque depende da extensão da inflamação. Além disso, algumas pessoas podem apresentar um ou mais sintomas e não desconfiar que seja Crohn, já que os sintomas podem ser confundidos com outros problemas gastrointestinais.


Os sintomas mais comuns incluem:

✔️ Diarreia intensa e persistente;
✔️ Dor na região do estômago;
✔️ Presença de sangue ou muco nas fezes;
✔️ Cólicas abdominais frequentes;
✔️ Vontade repentina para defecar;
✔️ Cansaço excessivo frequente;
✔️ Febre persistente entre 37,5º a 38º;
✔️ Perda de peso sem razão aparente.


Estes sintomas normalmente aparecem por períodos, conhecidos como “crises”, e tendem a desaparecer completamente, até que uma nova crise aconteça. Os sintomas podem variar de leve à grave, mas em geral, as pessoas portadoras dessa condição, podem ter uma vida ativa e produtiva.

 

Tratamento

A doença de Crohn é crônica. O comportamento anormal do sistema imunológico e fatores hereditários são provavelmente as causas do surgimento da doença de Crohn. Quem tem um membro da família diagnosticado com a condição clínica tem mais chances de também desenvolvê-la. 

Às vezes, quando o sistema imunológico luta contra vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos, ele pode responder de maneira exagerada e atacar células saudáveis do trato digestivo, causando inflamação. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença. 


Estudos descobriram que a cannabis pode combater efetivamente os sintomas associados à doença de Crohn. Os canabinoides oferecem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, alívio de náuseas e mal-estar generalizado. 


Pesquisas sugerem que a cannabis pode ser eficaz na remissão da doença a longo prazo. O uso da planta já foi associado a uma melhoria da condição clínica. Em vários estudos, a planta demonstrou efeitos positivos na manifestação da doença reduzindo a necessidade de outros medicamentos e cirurgias.


Descobriu-se ainda que a cannabis reduz a depressão, dor nas vísceras e fadiga, melhorando o apetite, atividades e o sono de pacientes com doença de Crohn. Aparentemente, além de melhorar os sintomas associados à doença, a cannabis também está associada à diminuição da dose de outros medicamentos usados pelos pacientes. 


Quer saber mais? Entre em contato conosco   e conheça nossos produtos