Cannabis e a hipertensão

A hipertensão, também chamada de hipertensão arterial sistêmica ou pressão alta, é uma doença caracterizada por uma pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg, que se mantém em várias medições, feitas em dias diferentes. Esse aumento da pressão arterial ocorre quando os vasos sanguíneos ficam mais estreitos ou perdem a elasticidade, o que faz com que o coração precise fazer mais força para bombear o sangue por todo o corpo. 

Os sintomas de hipertensão, apesar de pouco frequentes, podem surgir quando a pressão é muito superior à normal, incluindo enjoos, tonturas, cansaço excessivo, visão embaçada, dificuldade para respirar ou dor no peito, por exemplo. 

Uma vez que nem sempre apresenta sintomas, é importante consultar o cardiologista regularmente, principalmente no caso de se ter histórico familiar de hipertensão, para avaliar a pressão e identificar precocemente algum problema, e, caso seja diagnosticada a hipertensão, iniciar o tratamento mais adequado para prevenir complicações graves como infarto ou AVC, por exemplo.

Os sintomas de hipertensão são raros e, por isso, essa doença é considerada silenciosa. No entanto, existem alguns sintomas que podem aparecer durante uma crise hipertensiva, que é quando a pressão sobe rapidamente de uma hora para outra, caracterizando-se por:

  • Enjoo;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça forte;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Dificuldade para respirar;
  • Cansaço excessivo;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito;
  • Perda de consciência;
  • Ansiedade excessiva.

Por isso, caso sejam notados sintomas que façam suspeitar de hipertensão é importante procurar o pronto-socorro mais próximo ou marcar uma consulta com o cardiologista, para avaliar os sintomas, diagnosticar a hipertensão e iniciar o tratamento mais adequado.

No caso da pessoa já ter o diagnóstico da hipertensão e apresentar os sintomas de crise hipertensiva, deve-se tomar os remédios indicados pelo cardiologista para controlar os sintomas ou procurar o pronto-socorro mais próximo caso não ocorra melhora dos sintomas, mesmo após o uso dos remédios.

A cannabis é uma grande aliada contra a Hipertensão. Mas, primeiro você deve entender que nosso organismo possui um sistema chamado Sistema Endocanabinóide. Ele é formado por receptores do tipo CB1 e CB2, que estão espalhados pelo corpo e reagem aos canabinoides (substâncias como o CBD).

Essa ativação vem sendo foco de vários estudos por todo o mundo, em especial nos nos últimos anos. Algumas dessas pesquisas buscam compreender justamente a relação entre os receptores e a pressão arterial.

Pesquisadores descobriram que a ativação de um receptor canabinóide, o CB1, resultou na diminuição da pressão arterial, mostrando efeitos terapêuticos aos pacientes com hipertensão.

Fonte: Tua Saúde