Cannabis e envelhecimento: Reativando o Sistema Endocanabinoide para uma melhor qualidade de vida

Quando envelhecemos, o nosso corpo produz menos endocanabinoides, afinal, os nossos sistemas tendem a funcionar de forma diferente em cada fase da vida. 

 

É aí que a Cannabis Medicinal surge como uma possibilidade para ativar o sistema endocanabinoide, que está falindo com o decorrer da idade e com o processo de envelhecimento. 

 

Os canabinoides irão realizar uma homeostase, melhorando o apetite, dores nas articulações, inflamações etc. 

 

No blog de hoje, falaremos sobre como a Cannabis medicinal pode contribuir para um envelhecimento saudável. 

 

O Sistema Endocanabinoide na melhor idade 

 

O sistema endocanabinoide  é um conjunto de receptores que atuam como sinalizadores entre as células, modulando diversos processos do nosso corpo e promovendo a homeostase. 

O equilíbrio dos sistemas corporais é fundamental para que as funções fisiológicas ocorram adequadamente. Os idosos são suscetíveis ao desbalanceamento dos sistemas, pois, devido à idade avançada, menos substâncias endocanabinoides nosso organismo produz, interferindo no processo homeostático.

Entre as funções fisiológicas reguladas pelo Sistema Endocanabinoide, destacam-se os processos inflamatórios, o controle do apetite e do trânsito gastrointestinal, o ciclo de sono, a plasticidade neuronal e as atividades relacionadas à memória.

 Nos idosos, o comprometimento de algumas dessas funções tende a se intensificar devido à alteração no tônus do SEC.

Nessa linha, os canabinoides se apresentam como uma opção eficaz para o tratamento e controle de várias disfunções, preenchendo a lacuna de desempenho do Sistema Endocanabinoide e proporcionando mais qualidade de vida para os idosos em diversos contextos clínicos. A seguir, são listados os benefícios da Cannabis Medicinal nessas situações.

 

Alzheimer

Segundo o artigo “Alzheimer’s disease, aging, and cannabidiol treatment: a promising path to promote brain health and delay aging”, a doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais comum, caracterizada por perda progressiva de memória, neurodegeneração e declínio cognitivo. O envelhecimento é um dos fatores de risco para DA.

O canabidiol (CBD)  emergiu como uma opção  para retardar o envelhecimento, tornando-se uma valiosa ferramenta terapêutica para o tratamento de doenças neurodegenerativas relacionadas ao envelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

 

Doença de Parkinson 

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa e progressiva, caracterizada pela disfunção dos gânglios da base, gerando um comprometimento do sistema nervoso central em função da morte neuronal dopaminérgica. Os gânglios de base são relacionados com a motricidade, dessa forma, a função motora é acometida, visto que a deficiência de neurônios afeta os circuitos internos desse local e de todo o cérebro. 

A revisão “The medicinal use of Cannabis sativa in the treatment of Parkinson’s publicada pelo Brazilian Journal of Healt Review diz que a Cannabis possui, através do sistema endocanabinoide, receptores distribuídos pelos locais que acometem a DP, principalmente os gânglios de base, tornando-se alternativa de tratamento.  O sistema endocanabinoide é formado por receptores e neurotransmissores  que modulam as vias sinápticas no sistema nervoso.  Essa modulação ocorre nos gânglios de base, possibilitando o acesso a tratamento de doenças relacionadas com disfunção motora, inflamatória e neurodegenerativa, assim como o Alzheimer.  

 

Dor crônica 

A Cannabis medicinal tem sido muito utilizada no tratamento de dor crônica. Além de reduzir a dor através de suas propriedades analgésicas e ansiolíticas, muitos pacientes relatam que, com o uso dos canabinoides, houve uma redução no uso de opióides, que são comumente prescritos para dor crônica. Melhora do sono, na qualidade de vida, menores efeitos colaterais também são consequências do tratamento com Cannabis medicinal. 

 

Conheça a Linha Bisaliv

Agora que você já conhece os benefícios da Cannabis medicinal para um envelhecimento saudável, deve estar se perguntando como adquirir os produtos da Linha Bisaliv. É mais simples do que você imagina: consulte um médico prescritor,e com a prescrição em mãos, vamos cuidar de tudo até que o seu Bisaliv seja entregue no conforto de sua casa.

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui, ficaremos felizes em lhe auxiliar!