Aproximadamente 1/3 dos tipos de câncer em adultos podem ser evitados. É importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer para lutar contra essa enfermidade.
Os sinais podem incluir:
- Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo.
- Cansaço inexplicável e perda de energia.
- Hematomas frequentes.
- Sangramento anormal.
- Dor contínua.
- Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram.
- Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos.
- Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento.
- Perda de apetite ou perda de peso não planejada.
- Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.
Além de se atentar aos sinais, é importante entender os tipos de prevenção do câncer que podem ser divididas em primárias ou secundárias.
A prevenção primária tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva, isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer. Como:
- Não fumar
- Ter uma alimentação saudável
- Manter o peso corporal adequado
- Praticar atividade física
- Amamentar
- Fazer o exame preventivo ginecológico
- Vacinar crianças e adolescentes, dentro da faixa etária indicada, contra o HPV
- Vacinar-se contra a hepatite B (cujo vírus causador está relacionado ao câncer de fígado)
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Limitar o consumo de carnes vermelhas a 500 gramas por semana
- Evitar comer carne processada (presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru, blanquet de peru etc).
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios
- Evitar a exposição a agentes cancerígenos no trabalho
O objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Normalmente, os tratamentos mais comuns para o câncer são: quimioterapia e radioterapia. Porém, esses são recursos que trazem vários e preocupantes efeitos colaterais.
Existe também uma outra opção de tratamento que é menos agressiva: o canabidiol (CBD), um dos canabinóides extraído das plantas cannabis.
Para os sintomas do câncer, a cannabis é um tratamento holístico fundamental, como, por exemplo, para a dor, a cannabis pode realmente melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer. Ao auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente, a cannabis pode ajudar na adesão aos tratamentos anticâncer, auxiliando na recuperação.
De acordo com o site do Instituto Nacional do Câncer, indica que “os canabinóides podem ser úteis no tratamento dos efeitos colaterais do câncer e do tratamento do câncer”. As substâncias foram estudadas como formas de gerenciar os efeitos colaterais do câncer, incluindo dor, náusea, perda de apetite e ansiedade. O instituto também sugere que estudos em laboratório e em animais demonstraram que os canabinóides podem matar células cancerígenas enquanto protegem as células normais, já que eles podem inibir o crescimento do tumor, causando a morte celular e bloquear o desenvolvimento dos vasos sanguíneos necessários para o crescimento dos tumores.
Sempre que você tiver alguma dúvida sobre a prevenção do câncer ou alguma suspeita da doença, o médico oncologista deve ser procurado.
Fonte: Oncoguia
INCA (Instituto Nacional de Câncer)
Cannabis&Saude