O que é câncer?
Câncer é o nome dado para denominar um grupo de doenças de mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento e multiplicação anormal e descontrolada das células.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas, ele é denominado carcinoma.
Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem, é chamado de sarcoma.
Outra características que difere os diversos tipos de câncer entre si é a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos próximos ou distantes (metástases).
Alguns tipos de câncer apresentam sinais e sintomas de alerta, como o de pele, o de mama e o de testículo. É estimado que aproximadamente 1/3 dos tipos de câncer em adultos podem ser evitados.
Prevenção
A prevenção do câncer pode ser dividida em primária ou secundária.
A prevenção primária tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva, isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer. Como:
- Não fumar
- Ter uma alimentação saudável
- Manter o peso corporal adequado
- Praticar atividade física
- Amamentar
- Fazer o exame preventivo ginecológico
- Vacinar crianças e adolescentes, dentro da faixa etária indicada, contra o HPV
- Vacinar-se contra a hepatite B (cujo vírus causador está relacionado ao câncer de fígado)
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Limitar o consumo de carnes vermelhas a 500 gramas por semana
- Evitar comer carne processada (presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru, blanquet de perú etc.)
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e usar sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
- Evitar a exposição a agentes cancerígenos no trabalho
E o objetivo da prevenção secundária do câncer é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Tratamento
Normalmente, os tratamentos mais comuns para o câncer são: quimioterapia e radioterapia. Porém, esses são recursos que trazem vários e preocupantes efeitos colaterais.
Existe também uma outra opção de tratamento que é menos agressiva: canabinoides CBD e THC extraídos das plantas Cannabis. Eles minimizam as dores características da doença, náuseas, vômitos, perda de apetite, depressão e ansiedade. Além disso, podem ajudar na adesão aos tratamentos tradicionais.
Se você deseja iniciar o seu tratamento com a Linha Bisaliv, fale conosco , temos uma equipe preparada que cuidará de todo processo para você!