O que sabemos sobre o CBD na Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional,  é uma disfunção emocional com sintomas de estresse, exaustão extrema e esgotamento físico e mental, que surgem devido a situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

 

A causa principal da doença é o excesso de trabalho. Esta síndrome é mais comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, entre outros.

 

Ela também surge em profissionais que são selecionados para cumprir objetivos de trabalho muito difíceis, onde a pessoa, pelo motivo que seja, acredita não ser capaz de cumprir a tarefa que lhe foi delegada.

 

Essa síndrome pode levar a depressão   profunda e por isso é indispensável procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

 

Sintomas do Burnout 

Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:


✔ Cansaço excessivo, físico e mental;
✔ Dor de cabeça frequente;
✔ Alterações no apetite;
✔ Insônia;
✔ Dificuldades de concentração;
✔ Sentimentos de fracasso e insegurança;
✔ Negatividade constante;
✔ Sentimentos de derrota e desesperança;
✔ Sentimentos de incompetência;
✔ Alterações repentinas de humor;
✔ Isolamento;
✔ Fadiga;
✔ Pressão alta;
Dores musculares
✔ Problemas gastrointestinais;
✔ Alteração nos batimentos cardíacos.


Esses sintomas começam de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias, muitas pessoas deixam de iniciar o tratamento por acreditar que são sintomas passageiros. É importante ressaltar que ao observar qualquer sinal dos sintomas você deve procurar o auxílio de um especialista, pois iniciando o tratamento previamente será possível conter o agravamento da Síndrome de Burnout.

 

Prevenção
As principais formas de prevenir a Síndrome de Burnout são:


✔ Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
✔ Participe de atividades de lazer com amigos e familiares;
✔ Faça atividades que “fujam” à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema;
✔ Evite o contato com pessoas “negativas”, especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
✔ Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo;
✔ Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc;
✔ Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental;
✔ Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica;

Também é recomendado descansar adequadamente, com boa noite de sono (pelo menos 8h diárias). E é fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas.

 

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença. Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas.

 

Síndrome de Burnout e Cannabis medicinal


O canabidiol obteve sucesso num teste clínico para tratar a Síndrome de Burnout.
Houve um estudo direcionado pelo professor José Alexandre Crippa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Onde os pesquisadores selecionaram e acompanharam 120 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital das Clínicas da FMRP que trabalhavam nas alas de atendimento a pacientes com covid-19 entre junho e novembro de 2020.


Os resultados apontaram uma redução de 60% nos sintomas de ansiedade, 50% nos de depressão e 25% de burnout entre os voluntários que fizeram o tratamento padrão mais o uso do canabidiol em comparação com aqueles que só fizeram o tratamento padrão.

 

Linha Bisaliv  

Nós atendemos diversos pacientes que começaram a tratar a Síndrome de Burnout com Bisaliv e obtiveram sucesso, sabe por quê? 

Porque os canabinoides possuem propriedades  que diminuem a ansiedade, proporcionando relaxamento físico e mental.

Se você deseja conhecer mais sobre a  Linha Bisaliv, entre em contato conosco, ficaremos felizes em te apresentar a Linha completa!