O que você precisa saber sobre Cannabis medicinal e o organismo feminino

Não é novidade que a Cannabis é utilizada de forma positiva para o tratamento da saúde feminina. Artigos escritos entre os anos 1840 e 1900, falam sobre as propriedades medicinais da planta e seu uso para alívio de sintomas de quadros de saúde característicos de mulheres. Curioso,não é mesmo?

Com o avanço das pesquisas sobre Cannabis medicinal, diariamente surgem novos estudos que relatam como a planta interage de forma diferenciada no organismo feminino, seus benefícios e propriedades  , e é sobre este impacto da Cannabis na saúde das mulheres que vamos falar hoje. 

A ginecologista e obstetra norte-americana Dra Genester Wilsom-King destacou como a segunda maior quantidade de receptores CB1 e CB2, estão no sistema reprodutor feminino.

Por este motivo, o uso de canabinoides atuam mais precisamente na regulação de questões hormonais e reprodutivas femininas, podendo ser usado para minimizar questões relacionadas à saúde da mulher.

 

Benefícios da planta nos ciclos hormonais

Para entender as vantagens da Cannabis nos ciclos hormonais femininos, vamos falar separadamente sobre cada fase. Os hormônios femininos começam a ser produzidos na puberdade, passando por alterações durante toda a vida reprodutiva, entenda:

 

  •  Puberdade

Ainda há uma série de pesquisas que precisam ser concluídas para apontar as evidências da Cannabis na fase de puberdade. Por este motivo, deixaremos para falar sobre a atuação da planta neste período em um próximo post.

 

  •  Fase reprodutiva

A fase reprodutiva feminina conta com o ciclo menstrual, caracterizado pela secreção de quatro hormônios: FSH, LH, progesterona e estrogênio. Eles interagem com o organismo feminino através do ciclo menstrual.

O Sistema Endocanabinoide está presente nos órgãos reprodutivos femininos, e estudos evidenciaram que mulheres que utilizaram Cannabis quando pretendiam engravidar, apresentaram fases foliculares mais longas, ou seja, tinham maiores chances de fecundação cerca de 3 a 5 dias a mais do que aquelas que não utilizaram os canabinoides.

Além disso, o canabidiol pode ser usado para amenizar as cólicas e desconfortos causados pelo período menstrual.

 

  •  Menopausa

Durante a menopausa , alguns sintomas característicos desta fase podem impactar a qualidade de vida e o bem-estar das mulheres, afinal, com o fim do ciclo reprodutivo, mudanças hormonais importantes tendem a acontecer.

Os sintomas mais comuns da menopausa são:

  • Oscilações de humor
  • Alterações do sono
  • Ressecamento vaginal
  • Suor excessivo
  • Dores musculares
  • Inchaços, entre outros.

 

Os canabinoides podem amenizar estes sintomas, através das propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antidepressivas, neuroprotetoras, entre outras.

 

Saúde mental da mulher

Além das considerações que apresentamos anteriormente sobre a relação da Cannabis medicinal com o organismo feminino, ressaltamos também um ponto importante que impacta consideravelmente a qualidade de vida das mulheres: a saúde mental.

Com a pandemia, quadros clínicos de depressão foram ainda mais agravados, principalmente entre as mulheres, que conforme um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, têm duas vezes mais chances de desenvolverem a doença do que homens. 

É a partir disso que consideramos as propriedades medicinais da Cannabis, que diminuem os quadros de depressão, porque os canabinoides auxiliam na produção de serotonina (inserir link do blog que fala sobre serotonina), hormônio da felicidade.

 

Se você ainda tem dúvidas quanto aos benefícios da Cannabis para a saúde feminina, entre em contato com a nossa equipe e saiba como os nossos produtos podem transformar a sua qualidade de vida, saúde e bem-estar! Fale conosco, ficaremos honrados em lhe atender!